Histórico
O Governo do Ceará tem realizado crescentes investimentos na área da saúde. Diante do desafio de ampliar, descentralizar e qualificar a assistência aos usuários do SUS, o Estado investe na reestruturação da rede de serviços com base em estudos, indicadores e metas..
A Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), entidade pública de direito privado, surgiu como parte desta política. Através dela, a Secretaria da Saúde do Estado irá prestar serviços de saúde à população em todos os níveis de complexidade; desenvolver programas de educação permanente para os profissionais do SUS; desenvolver atividades de caráter científico e tecnológico, produtos, serviços e processos inovadores na área da saúde..
O desafio começa pelos hospitais da rede. A Funsaúde assume a gestão de unidades que atualmente são administradas de forma direta. A mudança ocorre de forma gradual e contratualizada, com pactuação de metas e prazos, critérios de avaliação, direitos e obrigações..
O projeto para os hospitais tem como base quatro pilares: a valorização dos profissionais, a eficiência administrativa e financeira, um modelo de assistência mais humanizado, o estímulo à inovação e pesquisa em saúde. Envolve, desta forma, todas as diretorias da fundação, somando esforços pela garantia de um serviço de qualidade e consequentemente pela construção de uma realidade mais justa e digna para a população cearense.