Diretoria de Atenção à Saúde
A Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) tem o desafio de garantir o tratamento de excelência da Funsaúde na ponta do serviço: os hospitais. Sob a gestão da Funsaúde, o hospital contratualizado vai propiciar assistência de forma humanizada e eficiente para a população cearense, além de ser um centro de Medicina e Pesquisa, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um modelo de atenção será adotado nos hospitais da rede estadual a partir da Funsaúde. As mudanças visam garantir eficiência, educação continuada, inovação contínua e a criação de um ambiente que possibilite o diálogo e a inovação. A ideia é garantir um espaço de diversidade onde profissionais que requerem autonomia possam, ao mesmo tempo em que se preocupam com suas carreiras profissionais, sentirem-se envolvidos nos objetivos da organização.
No primeiro ano de implantação, a DAS realizou, juntamente com a Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, o dimensionamento das necessidades de pessoal nos hospitais a serem contratualizados. A equipe se debruça ainda na construção de uma nova forma de organização do trabalho. O propósito é fazer o hospital readequar sua capacidade produtora de serviço, olhando para o paciente e seu percurso de adoecimento integrado ao sistema de saúde, e fazer cumprir a promessa de integralidade e humanização.
A metodologia funcionará por Unidade de Produção (UP), o espaço onde o processo de trabalho é construído e desenvolvido por equipes multiprofissionais de forma interdisciplinar, e, não mais, por um agrupamento de profissionais sem objetivos comuns conhecidos ou compartilhados. Elas são constituídas por um agrupamento de serviços com características similares dentro de um mesmo espaço de gestão.
Princípios norteadores
1. Orientação às necessidades de saúde e à integralidade do cuidado;
2. Qualidade e segurança no cuidado em saúde;
3. Articulação e valorização dos diferentes saberes e práticas em saúde para o enfrentamento dos problemas de saúde;
4. Compartilhamento de poder e corresponsabilização entre gestores, profissionais de saúde e cidadãos na produção da atenção em saúde;
5. Educação de pessoas e da organização;
6. Orientação aos resultados que agreguem valor à saúde e à vida;
7. Transparência e responsabilização com os interesses coletivos.