Diretoria Administrativo-Financeira

 

 

A Diretoria Administrativo Financeira (DAF) tem como objetivo ser o apoio necessário na implantação da nova cultura de gestão hospitalar, fornecendo desde insumos a dados que indiquem o cenário atual dos equipamentos gerenciados.
 
A área também é responsável pelo desenvolvimento de controle do desempenho das atividades financeiras e administrativas da Funsaúde. Podendo, inclusive, ser considerada uma parceira estratégica, uma vez que entre as atribuições da DAF estão a contabilidade dos custos e área fiscal, a organização das questões financeiras e da tesouraria, além de compras e gestão de contratos.
 
A diretoria é composta pelas coordenações de Contabilidade, Custos e Área Fiscal; Financeira e Tesouraria; Compras e Gestão de Contratos; Logística e Suprimentos; Núcleo de Planejamento e Programação Orçamentária; TI e Infraestrutura de Informática; Engenharia, Infraestrutura, Gestão Ambiental, Patrimônio e Apoio Operacional.

 

Gestão responsável de recursos

 

A gestão responsável dos recursos é realizada por meio das atividades multidisciplinares da Diretoria, através do desenvolvimento de planos de trabalho, relatórios de gestão e relatórios estatísticos, assessorando o desenvolvimento e a qualificação da Funsaúde e dos seus processos.
 
Nos hospitais, vários instrumentos devem ser implantados para qualificar os gastos e o controle, como regulamento e planejamento de compras, mapeamento de riscos, validação de processos administrativos, financeiros e contábeis.
 
Outras estratégias financeiras têm garantido fluxo de caixa controlado, que asseguram equilíbrio financeiro e, consequentemente, produtos mais seguros e com controle das despesas.
 
Também serão adotados controles e indicadores de desempenho, no intuito de manter o nível de risco adequado às operações realizadas na área. Essa solidez financeira e contábil foi confirmada pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará – TCE/CE em 2020 e o Conselho Fiscal em 2021, ao aprovarem as contas.