Outubro Rosa: HGF realiza programação especial para funcionárias

28 de outubro de 2022 - 15:00 # # # #

Texto e foto: Felipe Martins
Arte gráfica: Herbert Nunes


Iniciativa busca promover bem-estar físico, mental e social para colaboradoras da unidade

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), preparou uma programação especial para promover o Outubro Rosa, campanha que objetiva divulgar e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde no que diz respeito à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao rastreamento do câncer de mama. Na próxima segunda-feira (31), a unidade vai oferecer às colaboradoras um dia inteiro de atividades, desde palestras até procedimentos de beleza.

A campanha é resultado de uma parceria entre o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep), o Centro de Imagem e a Educação Permanente do HGF. “A ideia surgiu com o objetivo de focar na saúde das nossas colaboradoras, levando em consideração tanto o bem-estar físico, quanto o mental e o social”, ressalta a coordenadora da Cogep, Ana Paula Madeiro.

Para Débora Fernandes, enfermeira do Sesmt, a ação, além de atender as colaboradoras, contribui para disseminar a importância da prevenção à doença, seja pelo autoexame ou por meio da mamografia. “É uma oportunidade que damos a essas mulheres que trabalham no HGF de realizar uma busca ativa [para a doença], e elas acabam divulgando essa necessidade para amigas e familiares”, pontua.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce do câncer de mama traz resultados significativos no tratamento da neoplasia, reduzindo a mortalidade e aumentando em até 95% as chances de cura.

Mamografia para colaboradoras

A primeira atividade promovida pela equipe foi a disponibilização de mamografia para colaboradoras com 40 anos ou mais – ampliando a faixa etária assistida no Sistema Único de Saúde (SUS), no qual o exame está disponível gratuitamente para mulheres de 50 a 69 anos. As mamografias são marcadas junto ao Sesmt e realizadas desde o último dia 20 de outubro. A expectativa é de que continuem atendendo as profissionais até o fim de novembro, a depender das vagas.

“É uma iniciativa muito boa porque mostra o quanto o hospital se preocupa com os seus colaboradores”, compartilha a assistente administrativa Lucrécia Coriolano, uma das primeiras a realizar a mamografia por meio da ação. “Qualquer problema que for detectado, a gente já vai atrás de cuidar”, completa a profissional do Banco de Olhos do HGF.

Confira a programação completa