Ouvidoria do Samu 192 Ceará recebe manifestações do público externo e interno

19 de outubro de 2022 - 09:49

Texto: Fátima Holanda/Samu 192 Ceará

A Ouvidoria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará é responsável pelo acolhimento, tratamento e resposta às manifestações recebidas do público interno e externo, além do acompanhamento de processos participativos como pesquisas, consultas, audiências, entre outros. Para a ouvidora do Samu 192 Ceará, Isabel Sousa, o setor tem cumprido seu papel de ser ponte, especialmente entre a população e a gestão do serviço.

As manifestações são analisadas e designadas, conforme os dados recebidos. Após esse processo, são encaminhadas aos setores responsáveis para as devidas providências e todos os procedimentos são monitorados pela ouvidora, que informa ao usuário as medidas adotadas de acordo com cada ocorrência.

“É muito gratificante promovermos o controle e a participação social, bem como repassarmos o reconhecimento, via elogios, ao trabalho realizado pelos profissionais de saúde da ponta. Ainda permanece o desafio de divulgarmos o canal da Ouvidoria do Samu para recebermos sugestões e manifestações positivas”, destaca Sousa.

As denúncias direcionadas a qualquer colaborador(a) do Samu 192 Ceará devem ser enviadas à Ouvidoria, que dará o devido encaminhamento e, em seguida, a resposta é dada ao manifestante, quando não se tratar de manifestação anônima.

De janeiro até setembro deste ano, a Ouvidoria recebeu 163 manifestações por e-mail, pelo canal 155 e também pelo Ceará Transparente. Dentre elas, o destaque vai para a solicitação de informações, elogios e reclamações.

O serviço é coordenado pela Ouvidoria da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde), vinculada ao Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo do Estado do Ceará, e é parte integrante da Rede de Ouvidorias da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A estrutura segue o Decreto Estadual Nº 33.485, de 21 de fevereiro de 2020, em consonância com o Sistema Nacional de Ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

Acesso

O acesso ao canal pode ser feito pelo telefone (85) 3260-3849 ou pelo e-mail ouvidoria@samu.saude.ce.gov.br. O contato também pode ser realizado por meio da Central de Atendimento 155 (de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h); da Ouvidoria Sesa, pelo número gratuito 0800 275 152; pelo Portal Ceará Transparente; pelo Ceará App; ou pela Ouvidoria do SUS 136.