Bebê é salva de engasgo com orientação por telefone de médico do Samu 192 Ceará

24 de junho de 2022 - 11:33

Texto e foto: Fátima Holanda

Central de Regulação do Samu 192 Ceará

Na noite da última quinta-feira, 23, por volta das 19h30, a Central de Regulação de Urgências (CRU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará em Sobral recebeu um chamado para atendimento de uma bebê que estava engasgada após amamentação.

Ísis, de apenas 44 dias, respirava com dificuldade e espumava pela boca. O médico de plantão da CRU, Bruno Schmitt, atendeu o chamado e prestou as primeiras instruções para que a família conseguisse fazer a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros utilizada em casos de obstrução das vias aéreas superiores. 

“A mãe, Janaína, estava muito aflita, chorando. Tentei acalmá-la para passar as orientações, mas ela estava muito nervosa. Quem estava com a bebê era o pai. Pedi para falar com ele. O pai obedeceu às orientações e foi seguindo os meus conselhos. Colocou a criança de bruços sobre os seus braços, e realizou manobras de massagem para ajudar a desobstruir as vias aéreas”, relata o médico. 

Deu certo. A criança logo começou a chorar, a respirar e mudar de cor.“Eu comecei a escutar o choro da bebê, e isso foi muito bom, muito gratificante. A gente saber que naquele momento teve uma vida salva, o pai agradeceu. É muito bom quando a gente faz diferença na vida de alguém, e isso faz parte do nosso cotidiano como profissionais do Samu 192 Ceará”, afirma Bruno.

“Mesmo à distância, o atendimento foi eficaz. Neste momento, faço um super elogio à equipe que estava de plantão na hora. (Os profissionais) são criticados quando não conseguem fazer um bom atendimento ou demoram para enviar uma ambulância, mas a nossa filha hoje está bem por ter recebido orientações do profissional do Samu 192 Ceará”, disse o pai da pequena Isis, Eder Ávila. “Empatia e gratidão. Não sei se o doutor Bruno (Schmitt) é pai, mas sei que tomou as dores de um pai nesta ocasião”, enfatizou.

Trabalhando há um ano na CRU de Sobral, o médico relata que foi a primeira vez que salvou uma criança de engasgo durante seus plantões na regulação.

O Samu 192 Ceará integra a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e é administrado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

Manobra de Heimlich

A técnica de primeiros socorros é comumente utilizada em casos de emergência por asfixia provocada por um pedaço de comida ou algo que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a respiração. Na manobra, utilizam-se as mãos para fazer pressão sobre o diafragma, o que provoca uma tosse forçada, expulsando dos pulmões o corpo estranho.