Criança realiza sonho ao conhecer o trabalho dos profissionais do Samu 192 Ceará

20 de junho de 2022 - 13:40

Texto e fotos: Fátima Holanda

Com uniforme do Samu, Maria Clara conheceu o interior de uma ambulância

A segunda-feira, 20 de junho, não vai ser esquecida tão cedo por Maria Clara Dos Santos, moradora de Nova Olinda. Prestes a completar 8 anos, ela visitou a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará que funciona em Juazeiro do Norte. 

Acompanhando perfis nas redes sociais, a menina, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), demonstrou interesse crescente pelo trabalho dos socorristas. Ao ponto dos familiares começarem a perceber avanços em seu aprendizado.

Movida pela curiosidade da filha, Suelia Vila Nova entrou em contato com o condutor socorrista Valdez Cardoso. Queria dar à Clara a oportunidade de ver de perto o funcionamento das equipes emergencistas. 

O pedido foi reforçado por uma indicação do terapeuta ocupacional que acompanha a menina pelo SUS. Em documento assinado em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, João Jorge de Souza Neto assegurou que a visita seria importante para Maria Clara: “Vai facilitar seu desenvolvimento neuro psíquico e cognitivo”.

A história chegou ao conhecimento do coordenador da Unidade Macrorregional de Juazeiro do Norte, Marco Rulim. O médico concordou de pronto e deu início aos preparativos para receber Maria Clara, incluindo a confecção de um fardamento especial para a pequena.

A coordenadora de Enfermagem do Samu 192 Ceará, Luciana Teles, apresenta a CRU de Juazeiro do Norte

Nesta segunda-feira, 20, ela conheceu a Central de Regulação de Urgências (CRU) do Samu 192 Ceará, base responsável por toda regulação da Região do Cariri. Viu de perto uma das ambulâncias, teve a oportunidade de entrar no interior do veículo e conhecer a estrutura. Uniformizada de “samuzeira”, ela ainda deu uma volta na viatura, encantada com o som do giroflex.

“Receber a Maria Clara na CRU de Juazeiro do Norte é um motivo de gratidão e de reconhecimento a todos os profissionais que fazem o Samu 192 Ceará”, destaca Rulim.

A visita da garota foi a primeira de uma criança na Central de Regulação de Juazeiro do Norte em oito anos de funcionamento. 

“Trazer a Maria Clara hoje para conhecer a CRU foi a mesma emoção do primeiro dia de trabalho no Samu 192 Ceará. Estava mais ansioso do que a criança por essa visita”, conta o condutor socorrista Valdez.

Todos os casos clínicos de urgência, atendidos pelo Samu 192 Ceará na região, são atendidos pela CRU. Do local, os profissionais orientam o usuário sobre os primeiros socorros e enviam, se necessário, ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) ou de Unidade de Suporte Avançado (USA) com a equipe de saúde.

O Samu 192 Ceará é da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e administrado pela Fundação Regional de Saúde (Funsaúde).

 

Trabalho em equipe para receber a pequena Maria Clara, de Nova Olinda