HGF celebra 53 anos de história com programação cultural e científica

20 de maio de 2022 - 14:43

Texto e fotos: Felipe Martins / Arte gráfica: Herbert Nunes

Programação do evento é aberta para profissionais de saúde e colaboradores do HGF

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas para a sua 53ª Reunião Anual, evento que celebra os 53 anos de atuação da unidade. A festividade ocorrerá durante a semana de 23 a 27 de maio, com programação cultural e científica para colaboradores do hospital e demais profissionais de saúde da Rede Sesa.

Com o tema Quem supera faz história, o encontro deste ano propõe avaliar o trabalho realizado pelo HGF durante a pandemia de covid-19 e discutir novos caminhos de atuação assistencial. “É um tema que abre uma perspectiva de crescimento futuro, tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista ético-profissional, tendo em vista todos os desafios e as vivências que a pandemia nos impôs nesses últimos anos”, pontua o diretor-geral da instituição, Daniel de Holanda Araújo.

Na segunda-feira (23), dia em que o hospital completa oficialmente 53 anos, a programação começa no estacionamento principal, com uma apresentação do cantor Waldonys. Logo após, às 10h, será realizada a palestra magna do evento, ministrada pelo diretor-geral do HGF. No refeitório do hospital, ao meio-dia, os profissionais terão um almoço especial, ao som da cantora Kátia Blander, colaboradora da unidade.

O HGF foi inaugurado em 23 de maio de 1969, como unidade pertencente ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica, Previdenciária e Social (INAMPS); em 1990, unidade passou a fazer parte da rede assistencial da Sesa

Entre a terça (24) e a quinta-feira (26), serão realizados painéis, mesas redondas e palestras com as equipes médicas e multiprofissionais. “Esse encontro é também para discutir a Ciência. O HGF é um hospital-escola referência no Estado com programas de residência, internato e estágio, recebendo estudantes e profissionais de diversas entidades de ensinos público e particular”, destaca o presidente da Seção de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa (Seap) do HGF, Eliardo Silveira.

Já no último dia do evento, na sexta-feira (27), será lançado o Manual de Procedimentos Operacionais (POP) do serviço de Enfermagem do HGF, documento que rege enfermeiros e técnicos em Enfermagem dentro da unidade. A publicação, além de nortear os profissionais, celebra o mês da categoria. Para encerrar a programação, haverá uma apresentação musical da banda Balancê, que tem um dos servidores do hospital como membro.

“É um momento de discussão, de reavaliação, mas também, sem dúvida, de valorizar a dedicação de todos os trabalhadores do HGF durante esse período”, reforça o diretor-geral. Durante a semana, também serão homenageados os colaboradores que se aposentaram no último ano e os servidores com mais de 30 anos de atuação na saúde pública.

Celebração e tradição

A celebração do aniversário já faz parte da tradição do HGF, tendo sido realizada pela primeira vez em 1970, quando o hospital completou seu primeiro ano de funcionamento. “Faz parte da história do HGF comemorar e confraternizar entre todos os profissionais que o fazem acontecer todos os dias. Atualmente, são cerca de 5.000 colaboradores, cada um com sua contribuição valiosa”, ressalta Silveira.

Atualmente, o HGF é o maior hospital público da rede estadual do Ceará, referência em procedimentos de alta complexidade, como cirurgias, neurocirurgias, transplantes, obstetrícia de alto risco, entre outros tratamentos clínicos especializados. A unidade também é destaque quando o assunto é acidente vascular cerebral (AVC), com equipe multidisciplinar especializada e emergência de porta aberta 24 horas.

De olho no futuro

Em abril deste ano, a gestão do HGF foi repassada pela Sesa, através de contrato, para a Fundação Regional de Saúde (Funsaúde-Ceará). A fundação integra a administração pública indireta e tem como pilares: a valorização dos profissionais, a eficiência administrativa e financeira, um modelo de assistência mais humanizado, o estímulo à inovação e pesquisa em saúde. “O HGF é um hospital de vanguarda e um marco na saúde pública do Ceará. E é justo por isso que a Secretaria da Saúde o escolheu para inaugurar com a Funsaúde um novo modelo de gestão e um novo modelo assistencial. Temos muito o que comemorar”, destacou o diretor-presidente da Funsaúde Ceará, Manoel Pedro Guimarães.

Programação

A programação da 53ª Reunião Anual do Hospital Geral de Fortaleza é aberta para profissionais de saúde e colaboradores do HGF. Para participar, é preciso se inscrever clicando aqui. Confira a programação aqui.