Funsaúde apresenta modelo de atenção à saúde no Hospital de Messejana

12 de maio de 2022 - 15:44

Texto e foto: Eduarda Talicy

Apresentação do projeto foi feita durante encontro de Sessão Clínica Multiprofissional

A Fundação Regional de Saúde do Ceará (Funsaúde) apresentou nesta terça-feira, 10, o modelo de gestão da instituição aos profissionais do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. André Macêdo, da Diretoria de Atenção à Saúde, participou da Sessão Clínica Multiprofissional, iniciativa do hospital que reúne periodicamente cardiologistas, pneumologistas, fisioterapeutas e enfermeiros do hospital para discutir sobre resultados clínicos e gestão.

“O entendimento do modelo de assistência à saúde da Fundação parte do Plano Nacional de Humanização que serviu de base para o planejamento estratégico da Secretaria da Saúde do Ceará. Ele traz conceitos da humanização, valorização do trabalhador, valorização do conhecimento e, principalmente, o cuidado centrado no paciente”, resumiu André Macêdo. “A busca é o equilíbrio entre o técnico e o humano”.

De acordo com Silvania Braga Ribeiro, enfermeira da área de Educação Permanente do HM e organizadora do encontro, o objetivo das sessões clínicas é agregar diversas categorias profissionais do hospital para discussões mais amplas sobre os desafios da assistência em saúde. “A Secretaria da Saúde do Ceará  (Sesa) tem trabalhado muito com a educação permanente e um dos focos aqui é agregar todos os profissionais para os debates”, afirma.

Em auditório lotado, André Macêdo ressaltou sobre a importância do HM, que em abril deste ano completou 89 anos de assistência à população do Estado. Na reunião, o diretor apresentou em linhas gerais conceitos como cogestão, cuidado centrado no paciente e clínica ampliada –- que devem nortear as equipes de unidades contratualizadas e geridas pela fundação. “Ganha o hospital, ganha o empregado público e, acima de tudo, ganha o paciente. Eu sinto no Hospital de Messejana uma ajuda, uma parceria, um envolvimento imediato”, reforçou o diretor da fundação.

“Eu acredito que para nós todos a Funsaúde é um sopro de renovação”, explicou Carlos Augusto Lima Gomes, diretor médico-assistencial do Hospital de Messejana. “Este contexto de salário adequado, vínculo efetivo adequado, local de trabalho harmônico, isso pode nos proporcionar um bem estar, uma felicidade que vai resultar em uma melhor assistência a quem precisa e a quem sofre. A Funsaúde é muito bem vinda ao Hospital de Messejana!”.

Contratos de gestão

No último dia 6 de abril, a Funsaúde assinou contrato de gestão com a Secretaria da Saúde do Ceará para assumir a administração do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará).