Funsaúde oferta curso de Metodologia e Pesquisa em Saúde

29 de abril de 2022 - 12:11

Formação de seis meses é gratuita e destinada a preceptores, supervisores e residentes de medicina que atuam em hospitais da rede estadual. As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio

A Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará) está com inscrições abertas para o Curso de Metodologia e Pesquisa em Saúde, voltado para preceptores, supervisores e residentes de medicina em hospitais da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O conteúdo é dividido em seis módulos mensais, que somam 90 horas/aula. O curso é gratuito e 150 vagas estão sendo ofertadas. Os interessados devem preencher e enviar formulário online até o dia 13 de maio. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição

Clique aqui para acessar o formulário

O primeiro curso organizado pela Funsaúde, realizado em parceria com o Hospital Geral de Fortaleza e o Centro Universitário Christus, tem como objetivo incentivar a pesquisa científica, compartilhando com médicos – sejam jovens residentes ou preceptores – instrumentos que facilitam a coleta de dados, a organização e desenvolvimento de projetos, a habilidade com normas acadêmicas e éticas.

As atividades serão na modalidade de ensino a distância, por meio de videoaulas e exercícios disponibilizados na plataforma Moodle. O conteúdo é disponibilizado mensalmente e o aluno pode acompanhar de acordo com sua disponibilidade. O início das atividades acontece no dia 23 de maio.

A diretora de Pesquisa, Negócios e Inovação Tecnológica da Funsaúde, Melissa Medeiros, explica que o curso inaugura os esforços da fundação no sentido de ampliar o desenvolvimento da pesquisa nas unidades da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). “Entendemos que é preciso implementar o conhecimento para impulsionar o crescimento da pesquisa nas unidades. Começando pelos médicos residentes e seus preceptores. Estamos confiantes na adesão que esse projeto trará como ponto de partida para um fortalecimento na rede de pesquisa do Ceará”, afirma.

SERVIÇO

Curso de Metodologia e Pesquisa em Saúde – Inscrições Abertas
Ensino a distância
Número de Vagas: 150
Carga Horária: 90h
Público Alvo:
✔ Preceptores, supervisores e residentes de medicina na rede Sesa
Início: 23 de maio
Inscrições: de 26/4 a 13/5
Link de Inscrição: https://bit.ly/3OyzZW8
Mais informações: dpnit@funsaude.ce.gov.br

Módulos
Módulo 1: Construindo o projeto de pesquisa
Módulo 2: Normalização de projetos e TCRs
Módulo 3: Bioestatística aplicada à saúde
Módulo 4: Comitê de ética e pesquisa em saúde
Módulo 5: Como escrever um artigo científico
Módulo 6: Apresentações científicas e TCC